5 Filmes para fazer você gostar de cinema - Parte 1

  Ahh... A sétima arte. Essa captura de imagens em movimento, 24 frames por segundo é tão fascinante com os seres humanos e assim alguns desses, humanos, dedicam-se inteiramente a esta expressão artística.
Alguns dedicam-se a escrever roteiros, outros a atuarem para o roteiro, outros em editar o roteiro, outros em filmar o roteiro, e a grande maioria dedica-se a assistir esses roteiros. E a equipe do 404 encaixa-se perfeitamente naqueles que assistem, e nisso acabamos vendo muitas das melhores produções já feitas.

E é com esta filosofia que trago as vocês, meus lindos NotFounders, esta postagem especial que poderá se transformar numa coluna, quem sabe? Então confiram.

5 Filmes para fazer você começar a gostar de cinema.

OBS: É uma lista. Está em ordem. Não sei qual, mas está em ordem decrescente.




5 - Laranja Mecânica

Vamos começar por um polêmico? Laranja Mecânica, ou Clockwork Orange para os íntimos, sempre está nas listas de "Os mais polêmicos...",  "Os mais violentos...", "Os maiores clássicos...". Esta dádiva de Stanley Kubrick que se tornou um clássico, e um dos filmes mais influentes do século XX, foi lançado em 1971 e é a adaptação do livro homônimo lançado em 1962.

Sinopse rapidinha: Em uma Inglaterra num futuro indeterminado,  Alexander (Alex) DeLarge é o líder de uma gang que costuma usar da ultra violência para roubar casas, estuprar pessoas, espancar sem-tetos, e tem o vicio por leite. Alex após ser pego pela policia, depois de um assalto mal-sucedido, é transferido para uma penitenciaria e lá aceita ser cobaia de uma experiência, em troca da redução de sua pena.

O filme foi indicado para diversos prêmios e mesmo não ter ganho nenhum, acabou se tornando um clássico.

4 - Os bons companheiros


Outro clássico? Essa lista promete. The GoodFellas, ou Os Bons Companheiros no Brasil, é outro filme que entra para a categoria de clássicos absolutos. Baseado no livro Wiseguy,  The GoodFellas, dirigido pelo grande Martin Scorsese, foi indicado a vários prêmios, mas conseguiu apenas um, o de melhor ator coadjuvante para Joe Pesci, mesmo o filme sendo considerado o melhor do ano pelo New York Film Critics Circle, pelo Los Angeles Film Critics Association e pela National Society of Film Critics. (Dados Retirados do Wikipédia).

Falando em melhor ator coadjuvante, Joe Pesci faz uma das melhores interpretações do cinema. Seu personagem, que é completamente desequilibrado, é um dos mais marcantes e por muitas vezes acaba roubando a cena.

A história do filme é até simples, ela narra a ascensão e queda dos três amigos, Henry Hill (Ray Liotta), Jimmy Conway (Robert DeNiro) e Tommy DeVito (Joe Pesci), dentro da máfia siciliana nos EUA da metade da década de 50 até a de 80. Clarp, isso, se nós analisarmos a história "por cima", pois ela na verdade é muito mais complexa e envolvente.

Recomendado à todo amante de cinema, aliás todos os filmes aqui são recomendados.

Confira algumas curiosidades e baixe a trilha sonora completa neste link.

3 - V de Vingança

V de Vingança, ou V for Vendetta no título original, é outra adaptação cinematográfica de um livro, mais precisamente de um Grafic Novel, escrita por Alan Moore. Lançado em 2006, o filme se saiu muito bem nas bilheterias, arrecadando em torno de 132 milhoes.

O sujeito com quem eu tenho que dividir a presidência deste blog, GBRP, publicou há alguns meses um resumão do V de Vingança. Segue o link para vocês entenderem melhor dessa fantástica história que por trás faz criticas fortíssimas ao governo, e por que não, ao povo também?

Resumo sobre V de Vingança
10 Frases de Filmes

2 - O Clube da Luta


Quer assistir um filme foda? Quer personagens carismáticos? Quer uma história que lhe faça ter reflexões sobre você, a vida, o trabalho, o governo e a violência? Só digo um nome para você, caro leitor: Clube da Luta.

- Ainn, o filme se chama O Clube da Luta, tem um monte de homem suado... Deve ser só mais um daqueles filminhos de ação. - e assim falou o ignorante que julga o livro pela capa, o filme pelo nome, a música pelo título.

Este filme é perfeito em muitos aspectos, mas também é perfeito para quebrar paradigmas, derrubar preconceitos e fazer qualquer um refletir sobre - O que eu to fazendo da vida?

Agora voltando para o filme. O primeiro diferencial é que o protagonista nunca diz seu verdadeiro nome e você acaba por cham-lo de "Jack", assista o filme e entenderá. Outra coisa: Tyler Duden. Sim, o personagem de Brad Pitt. Ele entra fácil na sua lista de "Eu queria ser esse cara".

Agora detalhes técnicos. O filme foi lançado em 1999 e foi baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk de 1996. Quando lançado o filme não foi muito bem nas bilheterias, mas co tempo se tornou um "film cult" e olha a novidade, um clássico do cinema mundial.

Eu sei que parece pouco para um filme tão bom, mas é difícil falar dele sem exagerar nos elogios, então muito mais fácil de dizer - Assista! Faça um favor a si mesmo e assista.

1 - O Poderoso Chefão

 Para terminar com chave de um metal muito mais precioso que ouro, O Poderoso Chefão, ou The God Father para os de língua anglo-saxão. Ô o clássico dos clássicos, o Top 1 de toda e qualquer lista. Sabe quando você fracasso em algo e vem a sua mãe para dizer que nada é perfeito? Lamento amigo, mas a perfeição existe sim e ela é interpretação de Marlon Brando como Don Vito Corleone. 

Este não é um filme digno de uma análise supérflua como a minha, ou a definição da história tão fraca como  - Narra a história de uma família de mafiosos nos EUA.

Detalhes técnicos. Lançado em 1972 e dirigido pelo endeusado Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão é baseado no livro homônimo de Mario Puzo. Estrelando o novato, na época, Al Pacino como Michael Corleone, o filme diferentes do outros dessa lista foi indicado a diversos prêmios, e do mais cobiçado, Óscar, recebeu três. O de Melhor Filme, O de Melhor Roteiro Adaptado e o de Melhor Ator para  Marlon Brandon.

The GodFather é uma das trilogias mais bem sucedida comercialmente do cinema. E uma das mais aclamadas pelos críticos e pelos fãs. 


Dica para vida: Pergunte para aquele seu amigo "super cult conhecedor de cinema" se ele já assistiu a trilogia e caso ele diga não, ou diga algo do gênero - Ain, claro que não. Não assisto coisa velha - dê um tapa de cada lado da face do sujeito e faça do mundo um lugar melhor.

Confira algumas das curiosidades deste grande filme neste link:

50 Curiosidade de O Poderoso Chefão


É isso aê NotFouders. O 404 tem como objetivo trazer novidades sobre tudo e também ajudar a acrescentar sua cultura, antes apenas musical, mas agora também cinematográfica.

Descubriram em que ordem está? Dica: Perceberam que todos os filmes são baseados em livros?
Até semana que vem, ou mês que vem, ou ano que vem com outro 5 Filmes para fazer você gostar de cinema.