Alternativo: Clutch - Resenha de Earth Rocker

Esta execelente banda eu conheci por causa deste álbum. Clutch não é uma bandas de grandes sucessos, turnês gigantes e top nas paradas da Billboard, mas nem por isso ela é uma bandinha de esquina. Suas músicas tem muita qualidade, um Stoner de primeira. Assim como toda banda de Stoner, ela é embalada por riffs e mais riffs. Formadas em 1990 a banda já acumula uma orda de fãs aonde quer que vão e caso você goste de assistir filmes, séries ou joga video game já deve ter escutado Clutch. Duvida? Já jogou MotorStor: Pacifc Rift? Hitman:Contracts? Tony Hawk' Underground? Já assitiu The Walking Dead? O filme Haggad? Se sim em qualquer uma, sim você já ouviu Clutch.

Earth Rcoker

Gravadora: Wathermaker
Format: LP(Vinil)
Lançamento: 15/03/13
Gênero: Rock
Estilos: Stoner, desert, hard rock

TrackList

1. "Earth Rocker"  
2. "Crucial Velocity"  
3. "Mr. Freedom"  
4. "D.C. Sound Attack!"  
5. "Unto the Breach"  
6. "Gone Cold"  
7. "The Face"  
8. "Book, Saddle, & Go"  
9. "Cyborg Bette"  
10. "Oh, Isabella"  
11. "The Wolf Man Kindly Requests…"  

Membros

  • Neil Fallon - Vocal, guitarra
  • Jean-Paul Gaster - Bateria
  • Dan Maines - Baixo
  • Tim Sult - Guitarras
  O álbum começa te enganado com a cadenciada "Earth Rocker" que tem um inio lento, calmo, mas não demora muito para ganhar força. Com um riff bem contruido , acompanhado pela ótima base de bateria e biaxo que até ganham maior destaque nos solos. O vocal de Neil é forte, grave e ele não se incomoda em cantar em tons mais altos, sem ser berros, e dar uma iconita gargalhada, isso claro por causa da letras que assim como todas do álbum são bem ironicas e até mesmo engraçadas. Algo marcante no som do Clutch.



E esta marca fica muito mais presente na "Crucial Velocity". Esta que é a "criadora" de um das mascotes da banda, sendo muito utilizado em piadinhas, o Rocket 88. E como fundo de todo esse sarcasmo, temos um riff rápido que se interliga com harmonias até chegar ao refrão. Da mesma forma que começa a primeira faixa, lenta e calma, temos "Mr.Freedom", uma faixa sensacional, um dos grandes destaques do álbum. Com um pouco mais de distorção que as outras. Um Stoner bem feito, pesado, rápido e direto.

  Agora sim, finalmente uma música com uma das principais características do Clutch, a gaita. Ela é usada só na intro e nos refrões deixando um som muito cativante e com muito groove. Uma passagem muito interessante desta faixa é a quebra de ritmos com a repetição do titulo da música.

Chegamos em "Unto the Breach", uma faixa que mantêm a mesa sonoridade, tendo como destaque seu riff, um dos melhores. Depois de muito groove e ritmos dançantes, nos é apresentado "Gone Cold". Ela é o ponto para você sentar, dá uma parada e desfrutar esta excelente faixa. Tranquila, bastante harmônica. Sem mais aquela energia nos vocais, sendo que em muitas partes ele ser falado, algo que lembra até a melancolia do blues, a forma do grande John Hooke de cantar e expressar sua genialidade.

Ai já está tudo calmo, você já retornou com o velho ritimo com "The Face"  e chegamos a "Book, Saddle, & Go", outro destaque do álbum. É uma faixa que fará o ouvinte se animar novamente com o já conhecido sobe e desce de harmonias e riffs entre os refrões e outros versos. A próxima é "Cyborg Bette. nesta a presença da bateria é mais sentida, pois ela fica sendo desossando os pratos naquela base para o sempre grave, pesado, rápido, energético riff que acompanha em todas as faixas. 

 "Oh, Isabella", assim como a primeira e a terceira o inicio é mais calmo e cadenciado, acho que o Clutch gosta de fazer isso. A faixa vai seguindo com o forte e imponente vocal de Neil.  E o álbum termina com  "The Wolf Man Kindly Requests…"e o jeito marcante de Clutch de tocar.

Earth Rocker é um excelente álbum desta veterana e experiente banda. É o décimo álbum deles, outro quer entra para a lista de mais vendidos.

Nota: 8,5 - Excelente