Censura Musical: Pink Floyd - Another Brick in the Wall II

Continuando com a coluna "Censura Musical", agora com uma das mais conhecidas e executadas músicas de todos os tempos, ou pelo menos na década de 80. Se você tem o minimo de conhecimento sobre música (em geral mesmo, não necessariamente sobre o Rock) você já deve ter reconhecido o nome da banda, do álbum, e talvez já saiba de qual música estou falando: Another Brick in the Wall. Mais precisamente a parte 2.
- Tiu Virso, The Wall tem mais de uma parte?
- Não. The Wall é o nome da porra do álbum e não da música, como muitos costumam errar. A música Another Brick in the wall, sim, ela é dividida em 3 partes.

Bem estou indo direto ao ponto, pois acho, só acho que você já deva conhecer a banda Pink Floyd e não precisa de apresentações. Bem.. O álbum completo "The Wall" foi proibido em alguns países, África do Sul como exemplo, mas a segunda parte da faixa Another... foi censurada em muitos outros por diversos motivos.
O primeiro deles foi a letra que faz uma critica escrachada dos "regimes ditatoriais dos colégios" que encomodou alguns chefes de estados, principalmente pelo fato do sucesso dele ser instantaneo.

Trechos da faixa que serviram como justificativa da censura:

Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professores, deixem essas crianças em paz...
Ei, professores! Deixem essas crianças em paz!


"Está errado, faça de novo!"
"Está errado, faça de novo!"
"Se você não comer carne,
Não vai ganhar nenhum pudim.
Como você pode ganhar pudim se não come carne? "
Mas se não foi a letra que encomodou, foi o clipe dela. Assista e tire suas conclusões:



Outro fator que ajudou no "reconheimento" da faixa foram as apresentações ao vivo. Nos shos do Pink Floyd sempre havia um boneco gigante, uma caricatura de um professor:


Por hoje é só NotFounders. Essa coluna é apenas para fazer você conhecer a música, mas neste caso em aconselho a irem buscar muito mais informações sobre a música e sua história e, claro, sobre a banda.