Conheça a Banda - Mastodon


Bom dia Notfounders! Sim, a coluna ainda existe. Fazia tempo que ela não aparecia, né? Bem... Na edição anterior da vossa coluna eu recebi comentários de amigos, tais como:

- T.V não. Sério, para! Você não entende de outros gêneros. Volte com o Rock/Metal que tava melhor.

Então seguindo a orientação de meu amigo, estou trazendo uma banda que NÃO é de Rock Metal. Mas pera... Esta banda é sim de metal, porém ela não se classifica em nenhum subgênero, sendo essencialmente Metal, ou Alguma-coisa Metal.

- Então ela é uma bosta igual as outras bandas esquisitas que você trás, T.V? 

Não, jovem Perdido. A banda é excelente. Realmente fantástica, sendo que está constantemente em Top de Melhores Álbuns, Bandas Mais Originais, Melhores Bandas, ... Bandas que você deveria conhecer.

E o quesito originalidade é o que fode dificulta a classificação dela, pois as músicas delas são uma mistura de Sludge Metal, Stoner Metal, Progressive Metal, Experimental Metal, Groove Metal e, finalmente, Heavy Metal. Outro fator, que na realidade é um ponto muito forte, é que a banda sempre produz álbuns com temáticas e pesos diferentes. Exemplo disto é agressivo Leviathan (2004) e o melódico Crack The Skye (2009), praticamente uma nova banda em cada álbum.

Depois deste breve resuminho, vamos para os detalhes técnicos:

Conheça a banda: Mastodon




Mastodon foi formado em 2000 por: Colocarei em lista, pois fica mais organizado e mais fácil de se entender, já que a formação inicial permanece até hoje.

  • Troy Sanders - baixo e vocal (1999-presente)
  • Brent Hinds - guitarra e vocal (1999-presente)
  • Bill Kelliher - guitarra e backing vocal (1999-presente)
  • Brann Dailor - bateria e vocal (1999-presente)

A alguns meses eu fiz a resenha do segundo álbum do grupo, Leviathan, você pode conferi CLICANDO AQUI.

Lembra que eu falei sobre temáticas diferentes? Os primeiros nos primeiros quatro discos deles cada um trata de forma conceitual um dos quatro elementos.

Remission (2002) - Fogo.



Este debut da banda foi elogiadíssimo pela critica. Fato interessante é que a irmã do baterista, Dailor, se suicidou com 14, e este álbum é carregado do sentimento dele pela falta da irmã.

 Já jogou Tony Hawk's Underground? Se sim, você já escutou Mastodon. A música "Crusher Destroyer" faz parte da trilha sonora do game.

Leviathan (2004) - Água.



Este álbum que é tido, tanto pela crítica quanto pelos fãs, como o clássico supremo do grupo. Além de retratar a água como elemento principal, Leviathan, também, é um álbum conceitual sobre o livro Moby Dick.
Este álbum traz muitos dos clássicos da banda, além de Blood and Thunder, do vídeo aí encima, traz - Seabeast, Iron Tusk, Aqua Dementia.
É o melhor álbum do século 21, segundo a MetalSucks, conceituado site sobre Metal. Ele não estava na lista dos Melhores do Século, ele É o melhor, ou seja, não é pouca bosta.

E também foi o Melhor Álbum de 2004 pela Kerrang!, Revolver e Terrorizer.

Leviathan levou o Mastodon rapidamente para o auge da fama.

Need for Speed: Most WantedProject Gotham Racing 3Burnout Revenge e Burnout Legends, já jogou algum destes games? Se sim , você também já escutou Mastodon. 

 Blood Mountain (2006) - Terra.



O conceito neste álbum como você já leu, é a Terra, os animais, as florestas, relevos. Basicamente é como viver na selva, como sobreviver a natureza que se opõem tão grandiosa perante o homem.
O álbum foi um sucesso em todos os quesitos tanto em critica quanto em vendas, sendo que chegou a concorrer o Grammy, o qual infelizmente perdeu para o Slayer.

Crack The Skye (2009) - Ar



Começando que o elemento Ar é uma metáfora, pois o álbum em si fala sobre o éter, o nirvana, a elevação espiritual. As músicas abordam temas muitos dispersos como em The Czar, que retrata a Rússia czarista, ou em Oblivion, que retrata justamente esquecimento, solidão, ou em outras músicas que falam sobre viagens astrais e sobre as teorias de Stephen Hawking sobre buracos negros.
Assim como Leviathan que além de conceituar a água também sobre o livro Moby Dick, Crack The Skye, também, além de retratar o éter conta a história de um paraplégico, cuja única forma de ir a qualquer lugar é realizando uma viagem astral, fazendo experimentações extracorporais.  PQP! Só o conceito da história é melhor que muito roteiro de filme por aí. 

Assim como o debut, Remission, neste Dailor também presta homenagem à sua irmã. E com o épico de treze minutos, The Last Baron, Mastodon termina seus álbuns conceituas sobre os quatro elementos.

The Hunter (2011)



Este que até o momento é o último disco do Mastodon, The Hunter não é um álbum conceitual. É como a maioria que se vê por aí, cada música é independente uma da outra. Mastodon já passou pelos extremos, já pulou de toda raiva e agressividade para o mais puro sentimentalismo, em The Hunter o progressivo é a base principal. Mudanças são constates e neste álbum a banda perneia por mais uma infinidade de gêneros e seus subgêneros.

Mastodon é uma das mais aclamadas e premiadas bandas do novo milênio. Como eu já falei, ela está em tudo que é Top por aí, e segue fazendo história do Metal, por uma das mais originais e intitulareis que existe.

Está previsto um novo álbum para 2014, e como a banda não fez uma só se quer coisa que seja razoável, tudo que produz é acima da média, a expectativa está muito alta.

Mastodon é uma banda para poucos e para todos ao mesmo tempo. Isto porque você pode amar um álbum, mas simplesmente detestar um outro. E para que isso não aconteça, tem que se ter uma mente aberta e saber prestigiar coisas que estão fora do que você já conhece.

Nenhum comentário :

Postar um comentário